terça-feira, 24 de julho de 2012

Dicas FreeX - Rafting

O Rafting é uma modalidade dos inúmeros esportes praticados ao redor do mundo. Os primeiros registros da prática desse esportes existem há mais de 100 anos, que começou a ser praticado no Grand Canyon em 1909. Apesar disso, foi só na década de 50 e 60 que o esporte começou a ser realmente praticado e se popularizou nos Estados Unidos e no mundo. O Rafting é praticado essencialmente descendo corredeiras dentro de um bote, como a equipe, mais o instrutor, que dá as coordenadas para a remada e para o melhor caminho. Existem 6 níveis de dificuldade que são analisados de acordo com a intensidade das corredeiras. Em percursos de alto nível, é sempre bom ter o apoio de um "Safety Cayak", que é um profissional que desce de caiaque, na frente do bote, para auxiliar no resgate dos atletas caso o bote vire, por exemplo.
Como qualquer outro esporte radical, o uso de material de segurança é essencial. Mas onde praticar o Rafting? Confira alguns dos melhores lugares para curtir essa adrenalina.

-Gramado(RS) - Parque das Laranjeiras. Fica a 34km de distância do centro da cidade e é possível realizar descidas de nível 3 no Rio Paranhana. O percurso tem 4km e dura em média uma hora e meia.

-Bonito(MS) - O famoso Rio Formoso é um dos mais procurados no Brasil para a prática desse esporte. Podendo ser praticado tanto de dia quanto de noite, o percurso tem 7km e passa por corredeiras e cachoeiras.

-Macaé(RJ) - O Rio Macaé atravessa a cidade e possui corredeiras de nível 5 e exige atenção redobrada em alguns pontos do percurso. Indicado somente para quem já tem experiência.

-Brotas(SP) - Também indicado aos profissionais, o Rio Jacaré-Pepira tem 6km de descidas de nível 4, que podem durar até duas horas. Os sortudos ainda podem ver tucanos e macacos durante o percurso.

Aqui no Paraná temos alguns rios bem legais para o Rafting. Em Foz do Iguaçu, o rio Iguaçu é bastante indicado para quem não tem experiência. Bem perto das cataratas, o percurso tem 4km, sendo os dois primeiros de corredeiras mais agitadas e os outros dois mais calmos. Outros rios indicados em nosso estado são os rios Cachoeira(Antonina), Lapó(Castro) e Tibagi(Tibagi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário