sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rio+20

O Rio+20 é a Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimente sustentável e que começou na quarta, dia 13. Será mais uma oportunidade de falar sobre o futuro que queremos para o mundo. O nome se dá pois está acontecendo 20 anos depois da cúpula realizada em 92, no Rio de Janeiro. Mais de 130 chefes de estado estarão presentes durante o período do evento.
O Brasil vai assumir a presidência do Rio+20 no sábado (16) e já tem como principal desafio, mediar as negociações diplomáticas em torno do documento final da cúpula da ONU, que devem avançar até terça (19). Por enquanto há apenas 28% de consenso entre os 193 países que negociam o texto final, sobre o desenvolvimento sustentável.
O diretor da divisão de desenvolvimento sustetável da ONU, Nilchil Seth, disse que um dos assuntos que deve ser levado para a cúpula de alto nível, será a discussão sobre "as responsabilidades comuns, porém diferenciadas", que está em um dos documentos criados na Rio 92, chamado "Princípios do Rio". Este termo indíca que na prática, todos os países devem cumprir as iniciativas tomadas na conferência, só que em proporções diferentes. O Rio + 20 vai até dia 22 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário