quinta-feira, 6 de setembro de 2012

As vantagens da bicicleta como meio de transporte

O uso da bicicleta como meio de transporte está associado a diversos benefícios sociais e ambientais.

Atualmente a bicicleta é reconhecida como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta pela ONU (Organização das Nações Unidas), pois ela oferece uma alternativa democrática, barata e eficiente para a mobilidade urbana em todo o planeta.

Mas ainda vivemos em uma sociedade que vê o automóvel como um símbolo de status, ignorando o fato que o uso da bicicleta como meio de transporte contribui significativamente para melhorar a qualidade de vida, redução da poluição, garante maior fluidez no trânsito, preza pela saúde das pessoas e promove a inclusão social.
 
 

Pensa no tanto que não economizamos indo de bicicleta por ai... Combustível, estacionamento, flanelinha, seguro, IPVA, troca de óleo, mecânico, funilaria, retoque na pintura. Sem falar que o investimento para adquirir uma bicicleta é muito menos que um carro.

O estresse relacionado ao Trânsito diminui drasticamente e, ainda por cima, as endorfinas liberadas pelo exercício contribuem e muito para um relaxamento mental e muscular. Consequentemente o dia no trabalho passa a ter outro gosto e as relações pessoais melhoram muito. A atividade física regular previne doenças cardíacas e AVCs, hipertensão e ajuda a controlar o diabetes, reduz a obesidade e ativa a musculatura do corpo todo. Sem falar que aumenta o tempo de vida. Adotar o uso da bicicleta é uma maneira simples e barata de encaixar uma atividade física no seu dia a dia.
 
 

Outro ponto importante é que o número de acidentes fatais diminuem drasticamente quando uma pessoa troca o carro por uma bicicleta. Os veículos automotores causam em média 30 mil mortes e 320 mil feridos por ano. Com relação à poluição, em São Paulo ela mata indiretamente 20 pessoas por dia, e 90% das emissões de poluentes é causada por veículos automotores.

Então temos motivos e mais motivos para adotarmos esse hábito e contribuirmos para uma evolução pessoal e global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário