terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dicas X de alongamentos


Uma boa respiração fortalece todo o corpo, rins, fígado, pulmão, sangue, intestinos, coração, pele, etc. Quando bem feita, alimenta o organismo todo, vitaliza-os e os desintoxica, devido a esse fator, o oxigênio é mais importante que qualquer alimento ou bebida.



Ela melhora a prisão de ventre, a circulação sanguínea, a memória (estimulando o aqui e agora que é a capacidade de viver no presente), regenera as células, estimula a energia vital e ajuda a desintoxicar e curar o corpo. Acalma e relaxa. A oxigenação do sangue evita a acidez, denominada na medicina ortomolecular de radicais livres, que são altamente nocivos para a saúde.

Muitos de nós nem ao menos respiramos certo. Observe um recém-nascido respirando, quando entra ar nos pulmões a barriga cresce, não o peito, isso porque eles usam o diafragma, o órgão certo para empurrar o ar para dentro ou para fora. Mas o homem, com o passar do tempo vai perdendo a capacidade de respirar adequadamente, devido ao estresse, medos, insegurança, tensão e emoções em geral. Assim, vai tendo respirações cada vez mais curtas, colocando em seu pulmão a quantidade mínima de ar, atrofiando a capacidade do próprio pulmão.



Respirar longa e profundamente garante uma longevidade ao ser humano. A respiração curta e superficial traz sentimentos como insegurança, raiva e medo.
Como fazer a respiração diafragmática? Bom, o básico é respirar com o abdômen, não o peito... Mas vamos explicar isso melhor...



Primeiro deite de costas, com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão, ou com as pernas esticadas mesmo. Então esvazie completamente os pulmões e comece a inspirar levando o ar para a parte de baixo desse órgão, deixando-o seguir na região do abdômen e projetando a barriga para fora. O peito permanece vazio, em se mover. Faça uma pequena pausa com os pulmões cheios e, em seguida, esvazie-os, “empurrando” o umbigo na direção das costas só com a força da respiração. Mantenha a coluna sempre bem ereta. Depois de umas cinco sequencias já da para perceber a diferença de maneira nítida. Respirar é viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário