terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dicas X de Alongamento

A lombalgia, conhecida como dor nas costas, é muito recorrente nas pessoas, e uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional. Ao longo da vida, em média, 80% da população tem algum tipo de dor lombar.

A atividade física entra nessa história como uma forma de prevenir, contribuindo imensamente nos tratamentos das dores lombares. Entretanto, em muitos casos a lombalgia aparece com origem mecânico-degenerativa, caracterizada por uma alteração funcional como, por exemplo, excesso de peso, sobretudo na região abdominal; idade e sedentarismo.

 
Esse desconforto também aparece quando há encurtamento da cadeia muscular posterior, que inclui os músculos da região lombar, da parte posterior da coxa, da panturrilha e da planta do pé, quando os músculos não estão suficientemente alongados para permitir uma amplitude total de movimentos do tronco e quadril, e dessa forma sofrem micro lesões por estiramento durante posturas inadequadas ou movimentos bruscos. Disso resulta uma resposta de espasmo muscular, sensação de travamento nas costas.

No caso de sedentarismo, a dor surge por desuso quando o músculo se atrofia e ocorre uma diminuição da flexibilidade da coluna dorso-lombar comprometendo a capacidade de alongamento das cadeias musculares ao lado da coluna vertebral.

É muito importante que os atletas se conscientizem da importância dos exercícios específicos de alongamento e fortalecimento da musculatura paravertebral e das cadeias posteriores para a prevenção de dores nas costas.

Os exercícios de alongamento devem ser realizados de forma continua e progressiva, sem sobressaltos, até o limite da dor, acompanhado da respiração profunda. Sempre que expirar, relaxar mais e mais, e se entregar para a posição de alongamento. Ao atingir o limite da dor, permanece de 20 a 30 segundos.

Também é importante fazer os exercícios de fortalecimento, envolvendo a musculatura ao longo da coluna vertebral e a musculatura abdominal, pois esta exerce função importante no suporte para as costas.

A lombalgia é um sintoma que pode estar relacionado a certas doenças. Alguns cientistas estudaram a influencia da dor sobre o sistema nervoso central. Os pacientes apresentam dor à palpação e à movimentação das cadeias musculares próximas à coluna vertebral, dificuldade na flexão do tronco em direção aos joelhos estendidos, e a dor geralmente piora no final da tarde, podendo agravar com a movimentação excessiva, ou o stress emocional.

Então galera, o negócio é alongar e fortalecer! Todo dia, de preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário