terça-feira, 11 de setembro de 2012

Dicas X de Alongamento


Vivemos em constante troca de informação entre o meio que nos envolve e nosso corpo. O equilíbrio postural é o resultado dessa comunicação que acontece através dos nossos receptores sensitivos. 


Alguns exercícios são capazes de alongar as cadeias musculares (conjunto de músculos de mesma direção e sentido que trabalham como um só músculo), que são elas: cadeia de extensão, de flexão, cruzada anterior e posterior. Cada cadeia precisa ter músculos fortes e alongados para o equilíbrio corporal.  



O corpo obedece a três leis: equilíbrio, economia e conforto. 
"Por mais que os músculos possam agir de forma individual, eles também atuam diante de conexões por todo o corpo no interior de faixas integradas funcionalmente. Tração, tensão, ficção, compensações e a maioria dos movimentos são distribuídos ao longo dessas linhas." diz Thomas Mayer, fisioterapeuta, em "Trilhos Anatômicos". 
Temos que lembrar que os desequilíbrios musculares podem resultar em desequilíbrios músculo-articulares causando dores incomodas, o alongamento de cadeias musculares passa a ser de extrema importância associado ou não a outras técnicas...



Os fatores que influenciam o aparecimento das patologias músculo-articulares são: stress; força inadequada; desuso ou atrofia; repetição de movimento excessiva; sedentarismo; postura inadequada; postura antálgica; déficits neurológicos; prática indiscriminada de atividades esportivas; entre outros...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário