quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dicas X de Treinamento

O treino Funcional assume-se como a clara evolução do treino de força típico, ele adapta e desenvolve exercícios que permitem realizar as suas atividades cotidianas e praticar o exercício com menos esforço, consequentemente, menos lesões. Ele apresenta resultados mais rápidos por conta das diversas áreas em que um mesmo exercício pode trabalhar ao mesmo tempo, a variação é um fator que maximiza o treino. Este utiliza muito o sistema neuromotor, gastando mais calorias que em um treino convencional, ele trabalha coordenação, equilíbrio, força e resistência.



Diferente da musculação, que trabalha grupos musculares distintos em cada exercício, o objetivo do treinamento funcional é trabalhar o corpo de forma global. Para quem é atleta, o treino pode se basear em aperfeiçoar movimentos do esporte praticado, como golfe, basquete ou tênis. Este treinamento estimula vários grupos musculares ao mesmo tempo e melhora nossas funções cerebrais. Por exemplo, um agachamento sobre uma prancha de desequilíbrio trabalha o abdômen, a coluna e o cérebro (que fica buscando maneiras de equilibrar o corpo durante a execução do exercício).
O treino funcional inclui o treino do equilíbrio, o treino da força, de estabilização, o treino do“core” e o treino da força dinâmica, através de movimentos funcionais, básicos e úteis no dia-a-dia das pessoas.
 
 
 




Os equipamentos utilizados permitem maior criatividade na hora de desenvolver o exercício. Há a medicina Ball, o disco de equilíbrio, pranchas de desequilíbrio (lateral e frontal), hastes para pular e escadinhas.

Quando os exercícios parecerem não fazer mais o efeito de antes, é hora de subir de nível do treino. Para tal, é preciso fazer uma nova análise física. É recomendado utilizar exercícios compostos (quando são usados músculos secundários para a realização do exercício, por ex.: Supino, Agachamento) e isolados (quando apenas um músculo é usado na realização do exercício, por ex.: Aberturas).


 
 

Não há restrições para o treinamento funcional, Também não há distinção entre o treino feminino e masculino. O treino funcional poderá ser adaptado a qualquer tipo de pessoa, desde a uma pessoa sedentária, a um desportista, podendo ainda ser aplicado a alguém que recupere de uma lesão ou intervenção cirúrgica. Não inicie nenhum exercício dos exemplificados sem a presença de um profissional de fitness para que este possa garantir a total eficácia dos exercícios assim como a segurança na execução dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário