terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dicas X de Alongamento


Hoje vamos dar continuidade as nossas Dicas X de alongamento da semana passada, http://bit.ly/S1GaCh .

Apresentamos para vocês a existência das cadeias musculares em nosso corpo e a importância de alongá-las em conjunto e com consciência.

Para lembrar a todos, quando falamos em cadeias musculares estamos falando de um método terapêutico de correção postural que considera o sistema muscular de forma interligada. Quando temos um encurtamento ou tensão em algum músculo isso acarreta em um desequilíbrio na postura total do individuo, pois nenhum músculo se move sozinho.

As alterações posturais se dá através do encurtamento dos músculos antigravitacionais. É muito comum observar encurtamento de determinados grupos musculares em indivíduos que realizam programas de treinamentos físicos baseados exclusivamente na realização de exercícios concêntricos.

Estudos feitos com o objetivo de compreender o mecanismo de desenvolvimento e adaptação do músculo esquelético chegaram a algumas conclusões:

- O músculo adapta-se a alterações em seu comprimento.

- O grau de atrofia muscular observada durante a imobilização é maior no grupo encurtado.

- A posição de alongamento impede o encurtamento e a atrofia muscular e ativa a síntese proteica.

 

Exercícios sugeridos:

O agachamento contra a parede é um dos exercícios mais ricos para o corpo e sua estrutura. Ele envolve a extensão simultânea do quadril e joelho, quando realizados numa amplitude de 0 a 40 graus. À medida que o quadril se estende, o reto femoral contrai excentricamente, e ao mesmo tempo os isquiotibiais contraem concentricamente.

 

Subir degraus lateralmente é outro exercício excelente para as cadeias musculares. Mas, atenção! Não devemos usar degraus maiores que 20 centímetros de altura, pois essas criam grande impulso de flexão no joelho e aumentam a força de cisalhamento anteriores, dificultando a contração dos músculos isquiotibiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário