quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Como incentivar seu filho a levar uma vida saudável


Nossa vida é feita de escolhas que são frutos de conscientização e são determinadas por vários fatores, sociais, psicológicos e biológicos. O contexto em que estamos inseridos torna-se assim fator de muita importância, principalmente para as crianças, que estão formando seus hábitos, atitudes e pensamentos. 



Crianças são curiosas por natureza, gostam de aprender e seguem os exemplos dos pais, por isso, fica mais fácil incentivar neles uma atitude mais consciente e saudável.

Elas aprendem a ter alimentação saudável quando veem seus pais tendo tal alimentação e na medida em que lhes forem servidos pratos balanceados e interessantes. Estimular neles o gosto pela atividade física também depende do exemplo dos mais velhos e da capacidade de associá-las a momentos de diversão e descontração.



Quando você explica para seu filho o porquê certas escolhas são mais saudáveis que outras, você dá a ele a consciência de seus hábitos, a compreensão de suas decisões. Então ele passa a saber o porque prefere arroz e feijão ao invés de batata frita. Explique sempre as consequências de ingerir determinados alimentos ou ter uma vida sedentária, dê exemplos reais para eles.



Caso a criança não queira comer comidas saudáveis, não fique insistindo, nem ofereça um prêmio, normalmente baboseiras, como recompensa. Espere um pouco, uma hora a fome bate e você oferece a ele o prato novamente.



Procure incentivar seu filho nos esportes que vê que ele tem interesse e bom desenvolvimento. Crianças gostam de atividades que os façam interagir com o meio, as pessoas ao redor...  Procure também agendar atividades diárias para eles manterem o ritmo. Busque levá-los sempre a parques, clubes, praia... Estimule-o a ter uma vida ativa e divertida.



Lembre-se, você está construindo um ser para o futuro, incentive neles a busca por boas opções de maneira consciente. Siga o FreeX life style!

Nenhum comentário:

Postar um comentário