Em 2000 teve início em Florianópolis a Escola de Bodyboarding Pérola de Souza na Barra da Lagoa. Pérola de Souza, surfista iniciou o projeto visando oferecer atividades para jovens e crianças na cidade. Em 2001 a bela se mudou para o Paraná levando com ela a iniciativa através de aulões de bodyboarding por todo o litoral do estado.
O esporte precisava de um reforço na cabeça da galera da nova geração, poucos que caiam no mar seguiam o bodyboarding... Assim, o CTB transformou as praias de Guaratuba, Matinhos e Ipanema em salas de aula para essa galera em 2002. A organização conseguiu reunir mais de 100 atletas desde o início do projeto, estes foram incentivados a competirem e a modalidade ganhou novos adeptos!
O Centro é apoiado pela Secretaria de Esporte de Pontal do Paraná desde o início de suas atividades. O CTB já participou do Circuito Paranaense 2003 com aulas de bodyboarding para as crianças nesta etapa. Em 2004, a escola já estava com uma equipe de competição e os apoiadores do projeto ajudaram a viabilizar a ida da equipe para o Paranaense e até mesmo o Brasileiro.
Em 2006 a escola continuou com as aulas gratuitas no verão e incluiu atividades lúdicas para os futuros bodyboarders, como ação ecológica, aulas de yoga e recolhimento de alimentos para a comunidade local.
As competições promovidas pela Escola de bodyboarding passaram a valer pontos para o Circuito Paranaense promovido pela Federação Paranaense de Bodyboarding.
Em 2007 a escola foi contratada para trabalhar no Viva Verão e começou uma parceria com a Federação Paranaense e o Governo do Estado que viabilizaram o trabalho da escola no verão. Em 2008 a Escola Pérola de Souza participou mais uma vez no Projeto Viva verão, com o Governo do Estado.
As atividades na escola tiveram continuidade com instrutores capacitados pela própria escola, com projetos em Ipanema, Matinhos e Guaratuba através de outros atletas profissionais que criaram os seus próprios centros de treinamento.
Em 2012 a Escola de Bodyboard Pérola de Souza passou a ser o CTB (Centro de Treinamento de Bodyboarding) com nova coordenação.
Em 2012 o CTB teve sua sede através da Secretaria de Esportes de Pontal do Paraná e teve os treinamentos ministrados pelo atleta Giovane Ferreira com vários resultados bons no Circuito Paranaense promovido pela Federação Paranaense de Bodyboarding.
Contrapartidas Sociais
Os instrutores e coordenadores atuais de CTB organizaram e participaram de vários aulões de bodyboarding indoor para mais de 50 crianças com a participação também de crianças portadoras de Síndrome de Down, altistas e cegos, na Unicemp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário