segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dicas X de Alimentação


O consumo de alimentos integrais vem sendo fortemente incentivado devido às vantagens que apresentam. Algumas pessoas sentem medo de investir neles, achando que engordam, mas isso não é verdade.

Os produtos integrais são mais nutritivos do que os refinados, pois contem maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, retidos nas estruturas que são removidas com a refinação. Estas propriedades dos alimentos integrais aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino, acelerando o metabolismo e nos prevenindo de doenças.



Os carboidratos simples, encontrados em alimentos refinados, são rapidamente digeridos e absorvidos pelo organismo, o que aumenta os níveis de açúcar e de insulina no sangue, favorecendo também a elevação do nível de triglicérides e a queda da taxa do colesterol “bom”, o HDL, além de ter como resultado o reaparecimento da fome em menos tempo. Em longo prazo, esse quadro favorece o desenvolvimento de diabetes e de doenças cardiovasculares, além de promover ganho de peso.

Apesar de alguns alimentos integrais apresentarem maior teor calórico que os refinados, suas propriedades e seus efeitos no organismo humano faz com que esta diferença não seja significativa para a perda de peso.



É recomendado aumentar o consumo de água quando se ingere alimentos integrais. O equilíbrio tem que ser encontrado em todas as áreas de nossa vida. Então não é porque você está ingerindo um alimento que trás vantagens para seu organismo que pode exagerar. Coma os alimentos integrais de maneira equilibrada e seu corpo sentirá os efeitos.

Para dar inicio a essa transformação na alimentação comece devagar. Torque o arroz e pães para a versão integral, e com o tempo comece a introduzir aveia no seu dia a dia. Os resultados serão visíveis não apenas no peso, mas também na pele, cabelos, unhas e disposição para enfrentar o dia a dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário