Realize o autoexame mensalmente e fique atento caso sinta caroços (nódulos), abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio) ou secreções mamilares existentes. Lembrem-se que 80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada ao câncer.
Mas fiquem atentas, o autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.
Abaixo temos algumas orientações para realizar o autoexame:
1. No chuveiro: examine suas mamas durante o banho, pois as mãos escorrem com mais facilidade sobre a pele molhada. Com a mão aberta, coloque os dedos indicador, médio e anelar sobre a mama e deslize-os suavemente em movimentos circulares por toda a mama. Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para examinar a mama direita.
2. Diante do espelho: Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno da pele das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando a mama.
3. Deitada: Deite-se de costas sobre o travesseiro ou almofada. Coloque a mão direita atrás da cabeça. Com os dedos da mão esquerda, pressione suavemente a pele da mama direita, com movimentos circulares, como no exame feito no chuveiro. Agora, repita com a mão direita o exame da mama esquerda.
4. Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espressamente, e de secreções mamárias não significa necessariamente a existência de câncer, mas deve motivá-la a procurar esclarecimentos com o mastologista.
É isso aí galera. Vamos nos cuidar! Participe você também da luta contra o câncer de mama!
Nenhum comentário:
Postar um comentário