terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dicas X de Alongamento


A importância de exercícios respiratórios e alongamentos musculares.

Objetivos: proporcionar momento descontração e relaxamento corporal; proporcionar consciência da boa respiração; melhorar a percepção corporal e espacial; melhorar a atenção e concentração; prevenir lesões (distensões musculares, entorses, LER); ativar a circulação, aliviar as tensões musculares e reduzir as dores provenientes dos desequilíbrios musculares; reduzir a ansiedade o estresse e a fadiga; melhorar a disposição física e mental.

Para manter uma boa saúde, viver intensamente e ter uma vida mais longa, uma vida ativa se faz necessária. Mantendo o nosso corpo em movimento e nossa mente atenta alcançamos esses objetivos. Os movimentos corporais estimulam os reflexos nervosos, ativam as emoções e os pensamentos e possibilitam uma atitude positiva de enfrentamento da vida e dos problemas com segurança. Com o passar do tempo os músculos tensos ficam encurtados e causam desvios físicos (posturais), instabilidades (física, emocional e social) e ansiedades...



O alongamento diminui a tensão muscular e permite que a energia circule mais harmoniosamente por todo o corpo. O trabalho de controle respiratório também proporciona um relaxamento físico e mental que tende a harmonizar todos os sistemas orgânicos. Ao modificarmos conscientemente a velocidade e a intensidade da respiração podemos exercer controle não apenas sobre o corpo, mas também sobre a mente, agindo diretamente no combate à ansiedade e às doenças associadas as estresse. As emoções se acalmam, graças à coordenação entre os movimentos corporais e a respiração profunda, desviando temporariamente a consciência dos problemas e preocupações aumentando a percepção corporal e a qualidade dos movimentos e da vida. Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade e não requerem equipamento especial. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva ou quando sentir seus músculos com mais tensão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário