terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dicas X de Alongamento


Muitos se confundem sobre a importância de alongar e/ou aquecer antes dos exercícios. Qual o mais recomendado?

Forçar a musculatura sem um preparo prévio pode acarretar traumas e distensão muscular. Mas qual dos dois é indicado para iniciar uma atividade física? Bom, primeiro vamos diferenciar os dois...
O aquecimento é a repetição de exercícios para aumentar a circulação sanguínea, lubrificar as articulações, aumentar a temperatura corporal, melhorar o desempenho e prevenir lesões. 



O alongamento é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo. Ele reduz as chances de distensão muscular, melhora o desempenho, reduz a dor muscular, acelera a recuperação e estimula a prática para o treino.



Por exemplo, uma corrida leve é um aquecimento, assim como girar os braços ou flexionar os joelhos. Agora, tentar alcançar o pé com as mãos flexionando a coluna para frente é um alongamento. 

Substituir o aquecimento pelo alongamento é na verdade um grande erro na prática do esporte. Atletas devem obrigatoriamente aquecer todo o corpo antes de treinar e também sempre antes das competições.
O alongamento dinâmico é uma ótima maneira de iniciar os exercícios. Pois além de alongar, você os aquece também. 
E o alongamento isolado é recomendado para o pós-treino/competição, assim o corpo volta à calma. 

Então, aquece, treina, alonga... Ok?! E muita água né galera...

Nenhum comentário:

Postar um comentário