segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dicas X de Alimentação

Corantes e Conservantes fazem mal a saúde?

 Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), estudos mostram que corantes e conservantes não fazem mal à saúde se usados nos limites definidos pela legislação.

 
Porém uma corrente de especialistas, no Brasil e no exterior, acredita que os conservantes fazem mal à saúde, sim, independentemente da quantidade. "Os avanços da ciência têm, cada vez mais, revelado que nenhum conservante é seguro. Em longo prazo, o consumo aumenta o risco de câncer e hiperatividade. Já os corantes são responsáveis por quadros alérgicos e contaminação por metais pesados", diz o farmacêutico Maurício Pupo, da Universidade Camilo Castelo Branco, de São Paulo.

 
 Segundo ele, o problema dessas substancias é que não se pode prever seu efeito no organismo a longo prazo. "Há três anos, pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, descobriram que o benzoato, um conservante largamente usado em bolachas, sorvetes e salgadinhos, acentuava os sintomas de hiperatividade em crianças", diz o especialista. E acrescenta: os parabenos, presentes na maioria dos cosméticos, estão associados ao aumento do câncer de mama, e o formol, também usado em cosméticos, lesiona e destrói o DNA das células.
 Ou seja, vamos manter os conservantes longe do nosso dia a dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário