terça-feira, 6 de novembro de 2012

Alongamentos para surfistas


     Alongamento e boa flexibilidade são elementos essenciais para qualquer esporte, principalmente no surf, onde a falta dessas duas técnicas podem afetar negativamente o corpo do atleta causando lesões, estiramentos ou contraturas.
     Confira as dicas que podem ajudar você na hora de cair na água:

Respiração no alongamento: deve ser feita lenta e profunda em harmonia com o movimento, proporciona maior relaxamento.
Freqüência de alongamentos: a maioria das pessoas acha que o alongamento é feito só no pré e pós exercício. Alongamentos são importantes todos os dias, é um processo constante e dessa forma o corpo está cada vez mais capaz de proporcionar movimentos amplos e com menos risco de estiramentos.
Limite no alongamento: esse limite é dado pelo próprio surfista que está se alongando, se durante o alongamento há dor, ou já possui uma lesão, está na hora de parar.

Alongar: braços, costas, pescoço, as pernas, os peitorais, fará o surfista remar com mais precisão, eficiência e menos estresse, principalmente nas arrebentações longas.

Trabalhar: as articulações do ombro, cotovelos, punhos, joelhos, tornozelos e quadril, além das outras capacidades físicas, que fornecerão a energia para que o movimento seja eficiente, formarão o conjunto de mobilidade do corpo, proporcionando ao surfista evolução técnica de qualidade.
A falta de alongamentos dos músculos ao longo dos anos somados a exigência do surf, pode provocar limitações na rotação do tronco, diminuindo a possibilidade de manobras verticais. Com o tempo a velocidade em que o surfista fica em pé também é afetada.
Por isso, antes do surf ou de qualquer outro esporte mantenha seu corpo saudável com alguns minutos de alongamento. Seu corpo agradece!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário