terça-feira, 27 de novembro de 2012

Praia no verão? Cuidado com o sol!

Estamos na estação mais quente do ano, onde é constante dias de sol e calor forte. Aos apaixonados pela praia e mar, é preciso saber os cuidados necessários para se expor ao sol. 


O site Almasurf.com publicou uma matéria sobre os perigos e as prevenções a serem tomadas ao curtir uma praia no verão. 



Confira abaixo a entrevista do Almasurf sobre o assunto:

Almasurf.com: o surfista, que fica durante horas dentro d’água, lida com vários tipos de fatores, como exposição ao sol, água salgada, para citar alguns. Quais os riscos e como preveni-los?
Paula Noschese: com relação à proteção da pele dos raios solares, é vital que seja feita uma proteção adequada. Os raios solares são essenciais para a nossa saúde, mas sabemos que em excesso podem ser nocivos à pele causando desde envelhecimento precoce, ressecamento e manchas, até queimaduras e danos que podem contribuir com o surgimento do câncer de pele.  Por isso, é importantíssimo que se utilize um filtro solar com proteção de amplo espectro, ou seja, que proteja Raios UVA e UVB, com um Fator de proteção (FPS) adequado ao tipo de pele e à quantidade de exposição ao sol e que seja reaplicado frequentemente para garantir uma proteção constante. No caso do surfista, que passa muito tempo exposto ao sol e também exposto à água do mar que também agride a pele, os cuidados devem ser redobrados. Além de se protegem muito bem do sol, deve- se optar por fórmulas hidratantes que possam proteger a pele contra o ressecamento causado pela água do mar e vento e hidratar a pele depois da paia. Vale lembrar que a pele é a camada protetora do nosso corpo e mantê-la saudável faz parte da saúde de forma geral
.

O maior inimigo do surfista é o sol?
Sim. No caso do surfista, a combinação de longas horas de exposição associado à água do mar e vento, requer ainda mais cuidado com a proteção solar e hidratação e cuidado da pele.

Verdade ou mito: as pessoas com diferentes tipos de pele devem ter mais ou menos cuidado com relação a exposição do sol?

É um engano pensar que peles escuras não precisam de proteção. Todo o tipo de pele precisa se proteger. As peles com maior capacidade de pigmentação podem utilizar fatores de proteção mais baixos, mas isso não significa que não precisam de proteção. Os raios são nocivos a todos os tipos de pele. O engano em geral vem do fato de que as peles mais escuras em geral tendem a sofrer menos queimaduras solares e por isso temos a sensação de que não precisam de proteção, mas há raios nocivos que não provocam queimaduras e portanto não percebemos e também, mesmo que a pele não chegue a ter uma queimadura, não significa que o sol não agiu e não causou danos.


Fonte: Site Almasurf

Nenhum comentário:

Postar um comentário