sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Caiu a Ficha


Em homenagem aos nove anos do Caiu a Ficha, crew responsável por uma das melhores baladas de Black Music de Curitiba, a revista FreeX entrevistou Allan Teixeira, o cara que criou o evento e abriu a cabeça da cidade para o hip hop.

Como surgiu a ideia do Caiu a Ficha?

A idéia surgiu de três amigos acostumados a fazer eventos. Na época, eu tinha acabado de fechar o Arsenal Pub (2002), e ia muito para Floripa. Lá, o Hip-Hop dominava as melhores noites da cidade. Isso não acontecia aqui em Curitiba, onde o forte era o eletrônico, reggae,  poprock e até o Hardcore. Junto com um amigo que tinha acabado de se formar em Publicidade, Felipe Guiss, comecei a procurar um lugar que se enquadrase em nosso projeto. Acabamos chegando a outro amigo, o proprietário do John Bull Pub, Cahue Carvalho, e apresentamos o projeto para ele. No começo, o pessoal do John Bull não botou muita fé  por se tratar de Hip-Hop, mas aceitaram fazer apenas no porão com uma banda de Rock’N’Roll em cima. Quando começamos a divulgação do evento, a procura foi tão grande, que em cima da hora aceitaram fazer apenas Hip-Hop no porão e tirar o rock das terças. Foi assim que tudo começou, no dia 1° de abril de 2003, mais precisamente.


Qual o objetivo?

Criar uma noite de Black Music para um público mais eletizado em Curitiba. As principais  casas noturnas da cidade antes só pensavam em difundir a música eletrônica, o objetivo era  mostrar para todos que o Hip-Hop também tinha que ter espaço.

Allan Teixeira: idealizador do Projeto Caiu A Ficha!

Por que festas de hip hop?

Apostamos e sempre acreditamos na Black Music como um estilo sensual e agradável para as pistas de dança de boates e bares! E o fato é que até hoje a cena continua invadindo literalmente lugares antes impenetráveis.  O Rap deixou de ser apenas uma manifestação cultural exclusiva das comunidades negras, e se tornou algo apropriado a toda e qualquer cultura.  

E por que o nome “Caiu a Ficha”?

Porque na época (2003) não existiam noites Black nessa pegada em Curitiba. Enquanto em outras capitais como São Paulo e Florianópolis já estavam bombando. Então, por que não fazer uma? Caiu a Ficha, Hip-Hop em Curitiba!!!

Como selecionou os DJs que fariam parte do movimento?
Quando comecei a trabalhar com o Hip-Hop não conhecia muitos djs em Curitiba. O primeiro Dj residente do Caiu a Ficha foi meu amigo Fabiano Etê.  No verão antes do primeiro ano do Caiu a Ficha, passamos alguns dias no Farol de Santa Marta e ele demostrou profundo conhecimento de artistas. Assim, também aconteceu com outro amigo, o Edgar Kleiner, que também tocou nos primeiros anos de Caiu a ficha.  Com o passar do tempo, começamos a conhecer os Djs da cidade, e por indicação entrou o Dj Jeff Bass pra compor o nosso Crew.  Jeff Bass já era muito experiente na época, e teve influência direta na evolução dos Djs Caiu a Ficha e, consecutivamente, de Curitiba. Hoje em dia, o Dj Ploc é o dj oficial do Caiu a Ficha.



Quais as dificuldades de levar esse projeto adiante?

A principal dificuldade foi o preconceito. Curitibano adora rotular e falar de tudo e de todos. É engraçado, durante esses anos sempre escutei por aí que o Caiu a Ficha é Hip-Hop de boy pra uns e que é Hip-Hop de mano pra outros. É difícil agradar a todos por aqui. O Caiu a Ficha sempre foi, simplesmente, para todos que apreciam o bom da Black Music. Quem acompanha nossos eventos sabe do que estou falando.

Quando começou, você imaginou que duraria tanto tempo?

9 anos? Em uma cidade onde é difícil manter uma balada por dois anos, não teria como imaginar isso. No começo, todos apostavam que era uma modinha na cidade e que já ia morrer. Por mais incrível que pareça, estamos até hoje com eventos Caiu a Ficha rolando. Sexta Feira, 9 de Novembro, FESTA 9 ANOS CAIU A FICHA!

Você já pensou em ser DJ?

Já tive umas aulas com o Dj Ploc, apesar de não levar muito jeito, tenho vontade de aprender a tocar. Mas profissionalmente nunca pensei.  Minha função nos eventos é outra, tocar eu prefiro deixar pra eles, cada um com seu trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário